terça-feira, 15 de maio de 2012

Preservativo económico aprisiona jornalistas

38 anos depois do 25 de Abril



– Os media lusos: de quarto poder ao quarto do poder



Hoje os censores não são coronéis. Não usam lápis vermelho ou lápis azul. Usam fatos caros, perfume de marca, palavras suaves e dão palmadinhas nas costas dos jornalistas, que são cada vez mais trabalhadores precários e mal pagos. 38 anos depois do 25 de Abril a censura e a autocensura é feita através de um apertado preservativo económico que impõe o PU (Pensamento Único).


"25/4/74 (00:25. Hora dos Capitães). Os jornais que ainda mandaram provas à CENSURA – quando tocaram à campainha – os "coronéis" tinham desertado dos seus postos. Horas antes tinham-se debruçado (preocupadamente) sobre a reunião dos bispos em Fátima, sobre uma bomba fictícia no BPA e sobre as 44 horas da semana dos caixeiros. Escaparam-lhes as reuniões e blindados da nova geração militar".

Esclarece César Príncipe em Os Segredos da Censura – obra várias vezes reeditada e de leitura obrigatória para que se saiba que "a Censura/Exame Prévio foi uma organização policial criminosa encarregada de atirar a matar contra todas as construções sintácticas que se desviassem da gramática do regime, um regime de ricos metais e atrasados mentais", como aquele jornalista e escritor, sem dúvida um dos melhores de nós, afirma no prefácio à terceira edição da obra.

A Censura era o preservativo do regime fascista. Por isso os jornais estavam impedidos de parir notícias onde se referissem surtos de cólera, suicídios, barracas, aumento de preços, guerra, drogas, gripes, fome, greves, fraudes e infidelidades conjugais. Racismo.

O país tinha um Pai – que alguns ainda há bem pouco elegeram como o grande português – que não viajava, não adoecia, não sofria acidentes de viação; e alguns santuários, onde se zelava e zela para que o povo não saia dos caminhos das troikas.

Isto é: para os coronéis e os "doutores" censores o país real não existia. Mesmo que muitos dos seus cortes de lápis azul (a Norte) e de lápis vermelho (a Sul) nos façam hoje sorrir.

Eis dois exemplos retirados do já citado livro de César Príncipe:

"13/3/72 (22,50). "Espancou a mulher e bateu nos polícias – CORTAR o bateu nos polícias". Ordenou o Coronel Garcia da Silva, um dos esclarecidos censores, que, como a aqui se vê, não ficou nada preocupado com o espancamento da senhora.

Ou ainda mais este:
"2/12/72 (23,30). «Reunião de merceeiros em Gaia. Pode ser publicada notícia. Mas é CORTADA uma parte das afirmações de um interveniente: "Os supermercados são considerados de interesse público e nós seremos ladrões? É assunto para CORTAR". Ordenou um tal dr. Ornelas que, espertalhaço, já então percebeu que o país não tardaria a ficar nas mãos dos hipermerceeiros como acontece hoje.

O ópio das multidões

A Informação que hoje nos servem é assim a modos como o novo ópio. E é, também, em boa medida, uma Informação censurada e autocensurada. Pelos interesses políticos de quem manda e pelos interesses económicos que serve.

(Isto apesar de um assessor de longa data do professor Cavaco ter lamentado, ainda recentemente, que "uma informação não domesticada constitui uma ameaça com a qual nem sempre se sabe lidar").

O autor deste lamento, que fez vida nos jornais e chegou à Direcção do Diário de Notícias e que com o seu punho assinou editoriais do matutino lisboeta, é caso exemplar da dependência económica e política da Imprensa portuguesa actual e dos servidores atentos e reverenciais que a dirigem.

Eduardo Galeano, escritor, jornalista e humanista uruguaio, diz que o Mundo é hoje dominado por uma "ordem criminosa". Uma ordem criminosa cujas "corporações controlando os governos de quase todo o planeta, dispondo também de instituições como o FMI, a OMC e o Banco Mundial para defender os seus interesses" leva a que hoje "500 empresas detenham mais de 50% do PIB Mundial, sendo que muitas delas pertencem a um mesmo grupo".

Uma ordem criminosa, que se apoderou da Imprensa mundial e a coloca aos serviços das suas estratégias ideológicas, económicas e financeiras.

Assim, acontece com a generalidade da chamada Comunicação Social, também ela na mão de endinheirados, ou endividados, que embora muitas vezes sejam apenas meros testas-de-ferro, são zelosos cumpridores das ordens dos verdadeiros patrões.

E isso explica várias coisas. Como estas que aqui se deixam:

O despedimento cirúrgico de jornalistas seniores, respeitados entre a classe e com capacidade interventiva e reivindicativa;

A opção por jovens jornalistas pagos com baixos salários ou pagos à peça, sem capacidade interventiva e reivindicativa. – Sem memória também;

O pagamento milionário a algumas "damas" e a alguns "cavalheiros" para que assistam à missa dominical do prof. Marcelo ou à novena do dr. Marques Mendes, à quinta-feira; (Nota: Isto enquanto o desemprego de jornalistas se agrava, sendo que, segundo o Sindicato dos Jornalistas, nos últimos cinco anos (2007-2011), deram entrada na Caixa de Previdência e Abono de Família dos Jornalistas (CPAFJ) 566 novos pedidos de subsídio de desemprego, num total de 694 processos. Mais: os OCS são dominados por dois/três grupos económicos – Controlinveste/Impresa/Cofina/Impala, na chamada imprensa cor de rosa, pelo que jornalista caído em desgraça jamais, como dizia o outro, voltará ao exercício da profissão.)

Ou, também, para que os "Prós" sempre derrotem os "Contras" que se manifestam contra o PU (Pensamento Único) que domina o mundo, o país, e teima em dominar as nossas vidas.

A Imprensa, escrita, televisiva, radiofónica e muito daquela que hoje por aí vagueia impõe a Censura, pois promove a autocensura.

E manipula "inocências e consciências".

Vendendo a imagem de "vamps" e e "vips", das suas festas e carros; servindo-nos um qualquer Fiúza a dizer que, por integrar uma associação de cristãos de Barcelos e caso o Gil Vicente ganhasse a Taça da Liga, iria dar espumante aos sem-abrigo de uma terra esventrada pelo desemprego; dando tempo de antena e páginas inteiras a uma qualquer irmã do Cristiano Ronaldo; ou a qualquer similar indigente mental.
(sendo que tal overdose de tão criminosa mediocridade, a que não são alheios, também, os muitos programas sobre futebol, tem consequências nefastas sobre as pessoas, nomeadamente sobre os mais jovens, que assim são formatados para que cresçam sem massa crítica e sujeitos a manipulações de inocências e consciências.)

E se esqueçam, por exemplo, de assinalar os 20 anos da morte de Salgueiro Maia – logo a ele que tudo nos deu e nada quis em troca:

Esta é a madrugada que eu esperava
O dia inicial inteiro e limpo
Onde emergimos da noite e do silêncio
E livres habitamos a substância do tempo

Como tão bem anunciou Sofia de Melo Breyner.

E se esqueçam, também dos 100 anos do nascimento de Alves Redol e Manuel da Fonseca ou dos 103 de Soeiro Pereira Gomes, símbolos maiores do neo-realismo.

Ou que nada digam sobre o facto de Américo Amorim entupir as contas fiscais da sua holding com pensos higiénicos e destaquem em letras garrafais que "60 mil recebem rendimento mínimo e não mexem palha", como ainda há dias titulava, esquecendo os rendimentos máximos de quem nada faz, o matutino que já se preocupou com os mais desfavorecidos.

Imprensa alternativa – Imprensa contra poder

Num mundo dominado pela ordem criminosa de que nos fala Galeano, fazer uma Imprensa séria, alternativa, uma Imprensa de contra poder. E não de quarto poder, como alguns defendiam e que, prova-o a história e os factos, acabou no quarto do poder. Poder que dela se serve a seu bel-prazer.

Ou seja: precisamos de um jornalismo de contra poder, que mude o mundo e nos faça reflectir, que nos dê uma outra visão e contrarie o PU que nos domina.

(Mas essa é, hoje, uma tarefa financeira quase impossível. Nomeadamente quando essa outra Imprensa é feita em suporte de papel. Explico: nenhum jornal de contrapoder sobreviverá através da sua venda; nenhum patrão o apoiará financeira e publicitariamente; nenhuma acompanhante de mais ou menos luxo, como agora se diz, trocará o "RELAX" do Correio da Manhã e do Jornal de Notícias por um jornal assim).

Sobretudo na Europa, nesta Europa dominada por mercados e mercadores que a encaminham para o maior retrocesso civilizacional de que há memória.

A Internet é, pelo menos por agora, um suporte alternativo, bem como a Informação que nos chega da América Latina.

Nomeadamente com o nascimento da Telesur – rede de televisão criada em 2005 na Venezuela como contraponto à hegemonia das grandes redes privadas de TV, tais como a CNN e a Univisón.

Ou ainda através da leitura do periódico Le Monde Diplomatique, que o jornalista e sociólogo galego Ignacio Ramonet dirige desde 1991;

Ou, também, e entre nós pela leitura dos sítios:

- cinco dias;

- o diario.info;

- resistir.info.

Por exemplo.

Pois só assim ficaremos a saber a razão que levou o farmacêutico Dimitris Christoulas a suicidar-se, com um tiro, junto ao parlamento grego.

Eis a carta do herói da Praça Syntagma:

"O governo de ocupação aniquilou-me literalmente qualquer possibilidade de sobrevivência dado que o meu rendimento era inteiramente proveniente de uma pensão que eu, sem qualquer apoio de ninguém nem do Estado, financiei durante 35 anos.

Porque a minha idade me impede de assumir uma acção radical (se não fosse isso, se um cidadão decidisse lutar com uma Kalashnikov, eu seria o primeiro a segui-lo), não me resta nenhuma solução excepto colocar um fim decente à minha vida antes de ser forçado a procurar comida nos caixotes do lixo e de ser um peso para os meus filhos.

Eu acredito que a juventude sem futuro brevemente se erguerá [literalmente: "empunhará armas"] e enforcará todos os traidores nacionais de cabeça para baixo, como os Italianos fizeram a Mussolini em 1945".

Uma carta que dá para pensar a que ponto chegou esta Europa e um dos berços da Civilização.

por Soares Novais

25/Abril/2012

[*] Jornalista, escritor e editor da Arca das Letras . Intervenção realizada no Centro Republicano e Democrática de Fânzeres (Gondomar) nas comemorações do 38º aniversário do 25 de Abril.

Este artigo encontra-se em http://resistir.info/ .

Sem comentários:

Publicação em destaque

Marionetas russas

por Serge Halimi A 9 de Fevereiro de 1950, no auge da Guerra Fria, um senador republicano ainda desconhecido exclama o seguinte: «Tenh...