segunda-feira, 25 de março de 2013

A porta giratória*



25.Mar.13 ::
O “maravilhoso mundo dos comentadores”, como há anos um jornal o designava, está em fase de baralhar e dar de novo. São em regra sempre os mesmos e, sobretudo, têm todos a mesma origem e partilham o mesmo leque ideológico: aquele que o sistema consente, usando a expressão de Chomsky. Todos fazem mais do que “comentar”: estão a fazer pela vida, seja qual for a escala em que se considere a questão.



É mais do que sabido o conceito da “porta giratória” entre cargos governativos e cargos na administração de grandes empresas: governantes que, acabado o seu mandato público, de repente se vêm em lugares chorudamente pagos em empresas privadas. E não é raro que se trate de empresas com quem, enquanto governantes, tinham anteriormente estabelecido vultuosos contratos e negócios.

Há naturalmente excepções, como a da multinacional farmacêutica que descobriu em José Sócrates insuspeitos dotes para o seu ramo e o contratou, encarregando o “filósofo”/farmacêutico de uma qualquer tarefa de influência, bem paga como ele merece. E há outros casos, como o do trânsito de Jorge Coelho de responsável pelas Obras Públicas no governo de Guterres para a presidência da Mota-Engil, que fora – ela ou empresas e consórcios em que participa - não pouco beneficiada nos negócios durante a sua gestão ministerial. Ele foram as milionárias concessões rodoviárias, ele foram as SCUT’s, ele foi o 2º acordo com a Lusoponte, ele foi o prolongamento do prazo da concessão do maior terminal de contentores do Porto de Lisboa, entre outros.

E agora que informam os jornais? Que Jorge Coelho abandona a presidência da Mota-Engil e “regressa à política”. Dar-se-á o caso de estarmos perante uma nova rotação da “porta giratória”? É que, por curiosa coincidência, há bem pouco o governo anunciou o “plano de reestruturação” do Porto de Lisboa, envolvendo um investimento total de 1050 milhões €. Plano que envolve a monstruosa e irracional construção de um terminal de contentores na Trafaria e um novo golpe em Lisboa enquanto cidade portuária, mas que foi calorosamente aplaudido por António Costa, que desconhece o papel central que a actividade portuária representa na história e na identidade da cidade.

E mais: terminal que envolverá direitos anteriormente cedidos à Liscont, em que a Mota-Engil participa.
Pode tratar-se de uma simples coincidência. Mas também não custa imaginar nesta movimentação a Mota-Engil a chegar-se à frente. O país afunda-se na recessão e o povo na miséria. Mas enquanto houver algum osso para roer os abutres mantêm-se a postos, empoleirados sobre os partidos da “alternância”.

*Este artigo foi publicado no «Avante!» n.º 2051, 21.03.2013

Sem comentários:

Publicação em destaque

Marionetas russas

por Serge Halimi A 9 de Fevereiro de 1950, no auge da Guerra Fria, um senador republicano ainda desconhecido exclama o seguinte: «Tenh...