quinta-feira, 24 de abril de 2014

A “Fraude” do PISA e outras histórias. Nova Revista Rubra

por  

10177338_438989589571808_3276768969935401402_n

O PISA é um instrumento de medir a redução da educação total, polivalente, dos trabalhadores, a uma educação para tarefas/competências no quadro da divisão do trabalho. Portugal está melhor no PISA do que a Suécia porque a Suécia não aceitou fazer dos seus jovens, futuros trabalhadores, uma força de trabalho sem uma visão ampla de conjunto. O cheque ensino na Suécia é minoritário. Bolonha foi feitar para produzir mais rapidamente concorrência no mercado de trabalho (um número de desempregados formados). A falácia dos rankings, entre outros temas estão abordados neste número especial da Revista Rubra, coordenado pelo Pedro A. Ferreira e pelo Pedro Bravo, que entrevista 3 dos mais destacados pensadores da educação da actualidade, Gaudêncio Frigoto, Roberto Leher e Teresa Seabra.

A educação ao serviço dos baixos salários fez de Portugal um sucesso no PISA. E dos jovens portugueses futuros trabalhadores com escasso raciocínio abstracto, indiferenciados, e incapazes de trabalhar sem um gerente que domina o processo de trabalho a controlá-los. Conseguem fazer – bem e cada vez melhor uma tarefa específica – e cada vez têm menos domínio sobre o conjunto do trabalho onde estão envolvidos.
A Rubra é uma revista trimestral, de que sou directora, e faz amanhã 6 anos, ao lado e com o pensamento crítico. A sua redacção conta hoje com 30 pessoas que fazem a revista em regime exclusivo de voluntariado. Pelo prazer de ajudar a pensar o mundo. E mudá-lo.
Pode-se adquirir a revista em bancas de rua no Carmo, na Livraria Letra Livre, na Calçada do Combro, e pela internet. revistarubra@gmail.com, http://www.revistarubra.org.

aqui:http://5dias.wordpress.com/2014/04/24/a-fraude-do-pisa-e-outras-historias-nova-revista-rubra/

Publicação em destaque

Marionetas russas

por Serge Halimi A 9 de Fevereiro de 1950, no auge da Guerra Fria, um senador republicano ainda desconhecido exclama o seguinte: «Tenh...