sexta-feira, 23 de julho de 2010

Literacia em Portugal!

 O que é?
É a capacidade de utilizar a leitura, a escrita e o cálculo para resolver questões da vida quotidiana. Saber ler não é suficiente: é preciso compreender!
 “ Literacia significa saber como aprender…”


Porque…
· Apesar de conseguirem descodificar palavras, frases e até textos, muitas crianças e muitos adultos não conseguem usar a informação escrita contida em livros, jornais, folhetos, etc.
· Apesar de conhecerem os números, grande parte das pessoas não consegue fazer cálculos simples.  Estas são as grandes problemáticas da literacia! Influências:

braali.JPG
Resultados globais da distribuição da população adulta (15-64 anos) por níveis de literacia realizados pelo Estudo Nacional de Literacia.
. Verificou-se que a maior parte da população adulta portuguesa (maiores de 15 anos) atingiu níveis de literacia bastante reduzidos: 10,3% não conseguiu usar leitura nem escrita, cerca de 70% só conseguiu usar estas competências para resolver tarefas simples e apenas 7,9% dos inquiridos demonstrou um domínio completo da leitura e da escrita.


- Contexto familiar
- Escola 
Existem 3 grandes tipos de literacia: literacia de leitura, matemática e ciências.

Níveis de literacia

Segundo o ENL, Estudo Nacional de Literacia,
o primeiro estudo de avaliação directa das competências de leitura, escrita e cálculo,
os níveis de literacia são os seguintes:
0 – Tarefas menos complexas: localizar uma única peça de informação e identificar o tema principal do texto
1 – Tarefas básicas: localizar informação simples e compreender o significado de parte definida do texto
2 – Tarefas de complexidade moderada: localizar segmentos de informação e estabelecer relações entre as várias partes de texto
3 – Tarefas difíceis: localizar informação implícita e avaliar criticamente um texto.
4/5 – Tarefas sofisticadas de leitura: compreensão detalhada de textos, interferência das informações relevantes, avaliação critica.

Sem comentários:

Publicação em destaque

Marionetas russas

por Serge Halimi A 9 de Fevereiro de 1950, no auge da Guerra Fria, um senador republicano ainda desconhecido exclama o seguinte: «Tenh...