sexta-feira, 10 de setembro de 2010

A manipulação das noticias.

Ou porque determinadas noticias e determinados programas ou documentários nunca aparecem nos jornais, revistas e televisões em Portugal!

PORQUE:


Em Portugal, a situação do monopólio da informação não é muito diferente da do resto do mundo.

A nossa modesta agência de notícias, a Lusa-Agência de notícias de Portugal SA, apesar do principal accionista ser o estado (50%), tem como presidente do conselho de administração, Afonso Camões que também é administrador da Controlinveste Media SGPS. Este grupo detém por sua vez 23% da Lusa e possui entre outros a TSF, SportTV, Lusomundo, DN, 24 Horas, e o Jogo.

A Impresa Jornais SGPS, de Francisco Pinto Balsemão, por sua vez, tem 22% da Lusa. Este grupo detém, entre outros, a SIC, o Expresso, TV mais, Visão, Exame, Caras, AutoSport, ...

É o maior grupo de "media" português. Não é por acaso que desde 1988, Balsemão é membro permanente do Clube de Bilderberg, o unico membro permanente em Portugal. Este clube reúne-se todos os anos num local apenas revelado uma semana antes aos seus participantes e consta dos principais decisores financeiros, industriais e políticos mundiais. O conteúdo destas reuniões é secreto. Os próximos artigos serão dedicados ao Clube Bilderberg que irá ter a sua reunião anual em breve, fins de Maio ou princípio de Junho.

O que sobra da impressa livre?
Por enquanto, além de raras excepções, apenas a Internet ainda escapa ao monopólio das grandes empresas de "media".

No entanto através dos centros de controle da Internet nos USA, é possível fechar um "site" ou um "blog". O bloqueio de IP por parte de alguns governos é outra forma de suprimir a informação.

Sendo a Internet um mercado cada vez mais apetecível, não faltará muito para que o seu controle esteja nas mãos dos grandes grupos económicos. Aliás, já exitem projectos de controle deste tipo, por parte dos governos Americano e Europeu, em nome do terrorismo. Para nossa protecção é claro!

Sem comentários:

Publicação em destaque

Marionetas russas

por Serge Halimi A 9 de Fevereiro de 1950, no auge da Guerra Fria, um senador republicano ainda desconhecido exclama o seguinte: «Tenh...